Ir para o Conteúdo da páginaIr para o Menu da página

Qualidade e Ambiente

Qualidade e Ambiente

Plenamente consciente de suas responsabilidades para com o meio ambiente e preocupada com a manutenção e crescimento do seu parque fabril, a Mademil vem realizando investimentos constantes nesta área. Prova disto é a realização dos projetos de reaproveitamento de matéria-prima e melhorias.

Esses projetos foram desenvolvidos por equipes de colaboradores, com orientação e apoio técnico de nosso consultor de fundição.

Para a fundição nova a Mademil investiu num sistema de recuperação de areia que funciona de forma integrada às moldagens (pepset, coldbox e manual). Através de um painel eletrônico é feito o monitoramento das areias nova e recuperada para os silos das moldagens e silo reserva,garantindo o funcionamento ininterrupto do processo de moldagem e o destorroamento da areia desmoldada diariamente do processo de fusão. Desta forma não precisamos de espaço aberto para armazenar areia, ela fica estocada no silos reserva para emergências.

O outro projeto é o de reaproveitamento do cavaco de ferro fundido, material originado na operação da usinagem.

A Mademil investiu numa maquina Briquetadeira para aproveitar o cavaco da usinagem de ferro e alumínio.

Nesta maquina totalmente automática,é descarregado os carrinhos de cavacos e durante o processo de prensagem do cavaco o óleo é separado e reaproveitado ,retornando para as maquinas da usinagem e o produto briquete é enviado para fundição de ferro e utilizado como matéria prima no processo de fusão.

O terceiro projeto ocorreu com a melhoria na pintura das polias que é feita em uma linha semiautomatizada pelo processo de imersão.

A preocupação com as melhorias ambientais faz a empresa investir constantemente em equipamentos de controle de poluentes. Haja visto o investimento na nova Fundição edificada 2010, no distrito Industrial de Caravaggio, sendo a única fundição da região com lavador de gases para Fornos Cubilot.