O que é motor estacionário?
O motor é um equipamento utilizado para transformar qualquer tipo de energia em trabalho mecânico. Entre os diferentes tipos existentes no mercado, pode-se destacar o motor estacionário, largamente utilizado principalmente em regiões onde o acesso a energia elétrica é precário, ou sendo uma alternativa de emergência na falta desta. Máquinas como geradores de energia, bombas de irrigação e sistemas de combates a incêndio, caixas reversoras de embarcações estão entre as aplicações mais comuns.
Tratam-se de motores que convertem energia térmica em movimento, provenientes da queima de combustíveis fósseis (geralmente diesel ou gasolina). Denominam-se estacionários quando destinam-se a realizar o acionamento de equipamentos que permanecerão em posição fixa.
Para motores de média e alta potência, diferente dos motores elétricos, utiliza-se de um volante de massa considerável para transmissão de torque na ponta do eixo virabrequim, o que possibilita uma economia de combustível devido ao ganho de inércia gerado, e aumento da autonomia de operação.
Como o motor é acoplado ao equipamento?
Para realizar a junção de um motor estacionário e, dessa forma, possibilitar o acionamento de um determinado equipamento, utiliza-se a linha de acoplamentos MDX, o qual é composto por um flange que se ajusta perfeitamente a montagem de volantes com furação padronizada pela norma SAE J620, um cubo onde realiza-se a usinagem para montagem no eixo cilíndrico da máquina acionada. Entre esses componentes, pinos em aço retificados envolvidos por uma bucha fabricada em borracha nitrílica.
Entre as principais vantagens da utilização da linha MDX Mademil, pode-se destacar a transferência de potência de alto rendimento, absorção de choques e vibrações, capacidade de montagem com admissão de desalinhamentos entre eixos em todos os sentidos (axial, radial e angular), suavidade na partida e atuação como fusível mecânico em casos de picos de cargas prolongados.
Como selecionar o modelo apropriado?
O acoplamento deve estar apto a transferir o torque entre a unidade acionadora e movida, considerando-se uma margem de folga para que possibilite uma maior vida útil dos componentes. Recomenda-se utilizar o valor de torque máximo informado em catálogo do fabricante. O torque máximo admitido pelo modelo MDX está disponível em catálogo Mademil.
Outro ponto crucial na seleção do acoplamento refere-se a compatibilidade de montagem do flange no volante do motor. A linha MDX é projetada para volantes com furação padronizada segundo norma SAE J620, tamanho 11 ½”, configuração encontrada nos motores de aplicações mais comuns.
22 a 25 de abril de 2025
Espacio Riesco, Avenida El Salto 5000
Santiago Chile (CL)
28 de Abril a 02 de Maio de 2025
Horário: 8h às 18h
Ribeirão Preto/SP
Aqui você pode fazer suas sugestões, elogios, críticas ou tirar suas dúvidas a respeito de nossos produtos.
Fale Conosco +